segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Artesanato brasileiro concorrido no mercado internacional

Artesanato brasileiro concorrido no mercado internacionalMore Sharing Services

artesanato-brasileiro-concorrido-no-mercado-internacional
O artesanato é uma atividade comum à diversos povos do mundo. Mas é no Brasil que a produção tem ganhado mais destaque entre os estrangeiros.
O uso de pigmentos naturais, cestaria e cerâmica, além da arte plumária e a qualidade de produtos feitos a mão, faz com que o nosso país tenha as mais ricas peças do mundo, refletindo a nossa diversidade cultural. Todo o charme e particularidade do nosso artesanato, aliado às novas oportunidade tecnológicas e a globalização, trazem o setor a um lugar de destaque na importação e no comércio mundial. Assim, este trabalho tradicional ganha um novo impulso no país, principalmente, devido aos grandes eventos da atualidade.
Com o Brasil em destaque no mundo, a realização da Copa do Mundo e a futura Olimpíada no Rio de Janeiro, os produtos artesanais marcados pela brasilidade só tem crescido. De acordo com a Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (Abexa), com base em levantamento informado à instituição pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os produtos artesanais brasileiros enviados ao exterior somaram US$ 38 milhões de outubro de 2012 ao mesmo mês de 2013, o que segundo o órgão é uma receita recorde.
Entre os países que compram nosso artesanato estão França, Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha.

Vender pela internet

Para aproveitar esse ciclo positivo, os empreendedores precisam saber como vender artesanato pela internet. Existem vários caminhos, entre eles formar parcerias com outros empreendedores ou cooperativas e vender os produtos em um site coletivo ou buscar informações e criar uma estrutura para desenvolver seu próprio site. No caso da segunda opção, será tudo por sua conta, como a contratação de uma empresa para desenvolver a sua loja virtual ou comprar um modelo pronto. Também é possível alugar um sistema pré-configurado e pagar mensalmente. Dessa forma, o próprio artesão poderá atualizar o sistema, nesse caso um site de e-commerce.

Parceiros do artesão

Se não quer começar sozinho, faça parcerias para vender seu artesanato para todo planeta com quem já está engajado no e-commerce de forma segmentada.
Conheça alguns sites que podem ser excelentes opções para alavancar seu negócio.

Elo7

É um site interessante para vender os mais variados produtos artesanais. O Elo7 é voltado aos pequenos artesões que precisam divulgar os seus produtos, mas não sabem como criar uma loja virtual ou não querem perder tempo com essa etapa do processo, preferindo terceirizar ou formar parcerias, o que é o caso nesse site.
O artesão empreendedor pode criar a sua loja dentro do próprio site Elo7 e comercializar os seus produtos de forma muito simples. Mesmo que você ainda não tenha formalizado sua empresa, ainda poderá vender pelo Elo7 e receber os pagamentos no cartão de crédito ou boleto bancário utilizando o Moip e receber diretamente na sua conta bancária de pessoa física.

Solidarium

Com o slogan “Amamos tudo feito à mão”, a Solidarium é um marketplace voltado para os artesãos comercializarem os seus trabalhos com segurança e rentabilidade.
Além disso, oferece suporte ao parceiro através de chat ao vivo em tempo real e telefone para tirar todas as dúvidas durante o horário comercial das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.
Não é cobrada taxa de cadastro, mensalidade e nem anuidade, apenas 15% de comissão sobre as vendas.

Alternativas

Além dos sites temáticos citados acima, algumas alternativas são válidas, como o Mercado Livre que é considerado o maior site de leilões e vendas do Brasil. Você não terá especificamente uma loja virtual no sistema, mas poderá cadastrar seus produtos e vende-los. Basta cadastrar cada item, enviar fotos, colocar as descrições e comercializar. Os anúncios grátis aparecem nas últimas posições das buscas e tem pouca visibilidade, por isso se optar pelos anúncios pagos terá mais sucesso.
Olist também é uma outra alternativa. Nela pequenos e médios produtores podem vender duas produções criativas e de qualidade sem a necessidade de criar um e-commerce. Na plataforma é possível gerenciar os estoques, as vendas e a logística, além de anunciar nos maiores sites de comércio eletrônico do país. Ou seja, perfeita para conectar artesões e varejistas de forma rápida e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário